Portal Jamanxim

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026

Jacareacanga

TENSÃO EM JACAREACANGA: Munduruku mobilizam-se contra cassação de mandatos de vereadores indígenas no Município.

Onda de protestos é esperada na cidade após decisão judicial que afasta vereadores eleitos com forte apoio da comunidade

Newto Santos
Por Newto Santos
TENSÃO EM JACAREACANGA: Munduruku mobilizam-se contra cassação de mandatos de vereadores indígenas no Município.
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

JACAREACANGA(PA): Uma forte onda de descontentamento e mobilização indígena deve tomar conta das ruas de Jacareacanga a partir desta segunda-feira, (23). Segundo Informações disseminadas pelas redes sociais e até pela rádio-peão, além de relatos de indígenas vindos das regiões do Teles PiresMissão CururuKatõ Rio das Tropas, indicam uma grande chegada de representantes dos povos originários à cidade. O objetivo é claro: protestar veementemente contra a decisão que culminou na cassação de mandatos de dois vereadores eleitos, alegando fraude à cota de gênero na legislação eleitoral. - justificando-se que mais  cassações poderão ocorrer.

A medida, que já retirou Tomaz Waro e Aldilo Kabá do Poder Legislativo municipal e deve atingir outros cinco parlamentares, é vista pelos Munduruku como uma afronta direta aos seus direitos e à vontade popular. Esses vereadores foram eleitos com a força ativa dos votos da população indígena Munduruku, que representa uma parcela significativa do eleitorado local.

É de conhecimento público que os indígenas Munduruku são reconhecidos por sua incansável luta por aquilo que consideram justo e de direito. A ideia de que um parente eleito, empossado e no exercício constitucional de seu mandato seja desligado de suas funções após apenas seis meses é algo inaceitável para a comunidade. A cassação não afeta apenas a representatividade política, mas também o trabalho desses vereadores em prol da coletividade indígena, que gera, mesmo que em pequena escala, renda e emprego por meio da circulação do dinheiro proveniente das subvenções parlamentares.

Leia Também:

Mesmo com mais de duzentos anos de contato intermitente com a população não-indígena, a complexidade da legislação eleitoral se mostra um desafio para o entendimento dos eleitores das aldeias. A perplexidade é palpável: por que parentes que venceram a eleição legalmente agora estão perdendo suas vagas sem uma razão que se justifique, e principalmente, para dar lugar a candidatos que não possuem a confiança da população e que, por essa razão, não obtiveram votos suficientes para serem eleitos se Para os povos originários, que viram seus representantes diplomados e empossados, essa situação é incompreensível.

A história dos bravos guerreiros Munduruku é marcada pela defesa intransigente de seus direitos. Quando sentem que esses direitos estão sendo subtraídos, violados ou negados, a mobilização para o que consideram uma "guerra justa e necessária" é uma característica intrínseca. Jacareacanga, portanto, deve se preparar para dias de intensos protestos e manifestações, ecoando a voz de uma população que não se calará diante do que considera uma grave injustiça.

 

Fonte: Walter Azevedo Tertulino

FONTE/CRÉDITOS: Reprodução
Comentários:
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

O Portal Jamanxim tem um trabalho incessante pela disseminação de informações relevantes e confiáveis para a sociedade paraense. Fundada com o propósito de ser uma voz autêntica e imparcial no cenário midiático da nossa região.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )