Operação Omawe
Desde o início da Operação Omawe, em fevereiro de 2023, a PRF atua em conjunto com outros órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a Polícia Federal (PF), além de instituições estaduais, para combater o garimpo ilegal em Terras Indígenas na Amazônia.
No trabalho de fiscalização, materiais encontrados para a extração de madeira, ouro e outros minérios de forma ilegal, como máquinas, combustíveis e aeronaves são inutilizados. As forças de segurança também apreendem armas de fogo.
Dados Operação OMAWE (07/02/2023 - 28/11/2024):
* 2.113 toneladas de minérios
* 16,8 toneladas de cassiterita
* 20.800 L de combustíveis
* 997,24 m3 de madeiras
* 21,38 kg de ouro
* 27 armas de fogo
* 4 aeronaves
Plano AMAS
A Operação Omawe faz parte do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), lançado em agosto de 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e que concentra esforços no combate aos crimes ambientais e às atividades ilícitas realizadas pelas organizações criminosas nos nove estados da Amazônia Legal, formada por Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Os policiais rodoviários federais fazem o curso para a atuação no combate aos crimes ambientais. Na sequencia, as equipes atuam em apoio aos demais órgãos de segurança pública e proteção ao meio ambiente, e no reforço da fiscalização das rodovias, por onde passam os materiais extraídos de forma ilegal.
Comentários: