Na tarde desta segunda-feira (22), por volta de 12h30, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou o transporte ilegal de animais silvestres durante fiscalização na BR-230, no km 1139, em Itaituba, sudoeste do Pará.
Os agentes avistaram um veículo VW/Gol vermelho em mau estado de conservação e deram ordem de parada. O condutor não possuía habilitação e informou inicialmente que transportava cocos e “bichinhos”. Na vistoria, foram encontrados dez exemplares da espécie tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), mantidos em sacos de ráfia no compartimento de carga.
Além dos animais, a equipe encontrou um facão, que o motorista alegou utilizar para extração de cocos. O transporte foi considerado crime ambiental, conforme os artigos 29 e 32 da Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).
O veículo e os animais foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O condutor foi encaminhado à Polícia Civil. Não houve necessidade de uso de algemas, já que não foi identificado risco de fuga ou ameaça à segurança da equipe.
Fonte: Plantão 24horas News
Comentários: