Aguarde, carregando...

Terça-feira, 27 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Meio Ambiente

PREFEITURA E NOTIFICADA POR POLUIÇÃO

DEVIDO A FOCO DE INCÊNDIO NO LIXÃO

Eliel
Por Eliel
PREFEITURA E NOTIFICADA POR POLUIÇÃO
Semas
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) emitiu auto de infração, nesta quinta-feira (17), contra a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém (Sesan) por poluição atmosférica. Imagens de satélites identificaram foco de incêndio dentro do Aterro Sanitário do Aurá, no início desta semana.

De acordo com a Semas, foram constatados três importantes focos de calor, sendo o maior deles no Aurá, e os outros dois estavam em terrenos baldios sem vegetação nos distritos de Icoaraci e Outeiro.

Fiscais foram aos locais indicados e constataram que a fumaça que tomou conta de parte do céu de Belém e Ananindeua vinha do antigo aterro. O Aurá está desativado, mas o espaço ainda abriga resíduos e é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Belém.

Leia Também:

“A Prefeitura tem 15 dias para apresentar uma defesa, em seguida o auto de infração segue para o setor jurídico da Secretaria, que decidi então se haverá aplicação de multa ou outra sanção”, explicou Mônica Moreira, diretora de fiscalização da Semas.

A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) disse que equipes de fiscalização estiveram na manhã desta quinta-feira (17) no aterro sanitário do Aurá, em Ananindeua. O local possui 118 mil m² de área e recebe cerca de três mil toneladas de lixo domiciliar das cidades de Belém e Ananindeua.

No local foi identificado focos de incêndio no último sábado (12), mas contidos nessa semana e amenizados em decorrência das chuvas dos últimos dias. De acordo com o gerente administrativo do Núcleo de Destinação Final (NDF) da Sesan, Gilson dos Santos, a suspeita é que o incêndio tenha sido ocasionado por baganas de cigarro.

“Temos o cuidado de orientar as equipes desde o pátio da balança, sobretudo quando sabemos que se trata de papelão, plástico ou madeira”, disse Gilson.

FONTE/CRÉDITOS: G1-PÁ
Eliel

Publicado por:

Eliel

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Jamanxim
Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR