Portal Jamanxim

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Meio Ambiente

Deputados do Pará mostram dados e comprovam que queimadas ampliaram no Governo Lula

Em relação a Amazônia. De 2019 e 2020, na gestão Bolsonaro, foram 120 quilômetros quadrados de queimadas. No governo Lula, 2023 e 2024, são 219 quilômetros quadrados de queimadas

Newto Santos
Por Newto Santos
Deputados do Pará mostram dados e comprovam que queimadas ampliaram no Governo Lula
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As queimadas e os incêndios têm impactado principalmente a região de Santarém, no Oeste do Pará. Mas, também há incêndios em outros municípios paraenses, como Paragominas e até na Região Metropolitana de Belém.

As causas do problema têm sido discutidas por órgãos de meio-ambiente e de segurança, tentando ampliar o caráter de prevenção. O fato é que a fumaça toma conta de Santarém há semanas e o fato sobrecarrega o sistema de saúde, diante do excesso de problemas respiratórios.

Para o deputado Rogério Barra (PL), os focos de incêndio se agravaram no Governo Lula. De posse de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do MapBiomas, o parlamentar comparou as políticas ambientais. “Há um recorde de queimadas, se fizermos um comparativo com relação a Amazônia. De 2019 e 2020, na gestão Bolsonaro, foram 120 quilômetros quadrados de queimadas. No governo Lula, 2023 e 2024, são 219 quilômetros quadrados de queimadas na Amazônia. Ou seja, batendo recordes e recordes”, detalhou Barra.

Publicidade

Leia Também:

“A mesma coisa ocorre no Brasil. Nos anos de 2019 e 2020, o total de queimadas foi de 620 quilômetros quadrados. Já agora com o Lula, em 2023 e 2024, teve um saltou gigantesco para 866 quilômetros quadrados. É por isso que está esse fumaceiro todo aqui na Amazônia”, declarou o deputado.
O deputado federal, Éder Mauro, já havia alertado sobre o crescente número de queimados, ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo Éder, a tática da esquerda é da hipocrisia. “Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é”, escreveu em uma postagem em que compartilhava uma notícia sobre os problemas no meio ambiente. O título é: Amazônia tem maior número de queimadas até junho de 2020.
Saúde
O impacto na área de meio-ambiente tem sobrecarregado a saúde em Santarém. Em três meses, foram mais de seis mil atendimentos, conforme dados de órgãos municipais.

Rogério Barra recomendou uma ação integrada entre município, estado e governo federal. “O Governo do Estado tem que agir de forma efetiva para cessar essas queimadas e preservar o nosso meio ambiente também, à saúde da população”.

Fonte: Ascom/Dep. Rogério Barra

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Comentários:
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )