Portal Jamanxim

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Justiça Eleitoral realiza audiência e define critérios para Consulta Plebiscitária

Política

Justiça Eleitoral realiza audiência e define critérios para Consulta Plebiscitária

O que já está fechado é a data, 15 de Nogembro, coincidindo com o dia das eleições municipais.

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Presidida pelo juiz eleitoral Jacob Farache, a audiência aconteceu dentro de um padrão definido pelo momento de pandemia, com distanciamento e uso dos produtos e equipamentos de proteção. Isso serviu, inclusive, para reforçar o que vai ser definido em relação à consulta plebiscitária que vai decidir pela criação ou não do pretenso município de Moraes de Almeida. O que já está fechado é a data, 15 de Nogembro, coincidindo com o dia das eleições municipais. Segundo o juiz Jacob Farache, a decisão foi em conveniência, tanto para a Justiça Eleitoral quanto para o próprio eleitor.

Os vereadores Diego Mota, Antonia Borroló e Luis Fernando Sadeck, o “Peninha”, participaram como representantes do Legislativo. O prefeito Valmir Climaco também esteve presente como convidado. Ele fez questão de adiantar que sua posição é neutra no processo, e preferiu ainda não gravar entrevista sobre o assunto.

O promotor eleitoral Alan Jones acompanhou a audiência, e também destacou que as regras estabelecidas para a campanha e o plebiscito serão as mesmas, com previsão de punição rigorosa a qualquer tipo de transgressão à Legislação. Na audiência, foram definidos os primeiros pontos para a consulta. O eleitor favorável à emancipação deverá votar 44. 
 
O contrário vota 88. A ordem de propaganda será primeiro o Sim, em seguida o Não. A pergunta-chave para a consulta será: “você e a favor do desmembramento do município de Itaituba para a criação do município de Moraes Almeida?”. As alternativas serão representadas na campanha por duas frentes: uma a favor, outra contra. Os membros dessas frentes serão escolhidos entre os vereadores de Itaituba, que também ficarão responsáveis pelas campanhas.
 
FONTE/CRÉDITOS: Portal Mauro Torres 
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução: (Promotor Eleitoral Alan Jones)
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )