Mais 13 municípios paraenses foram inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo (MTur). As cidades de Salinópolis, Salvaterra, Itaituba, Trairão, Aveiro, Maracanã, Tucuruí, Cametá, Rio Maria, Piçarra, Tucumã, Água Azul do Norte e Portel passam a integrar o Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa). O Pará passa a ter 50 municípios no Mapa.
As 14 regiões turísticas do estado compõem o Sismapa, que é uma ferramenta do Governo Federal para definição de políticas públicas no setor de turismo.
A cidade de Itaituba é conhecida pela intensa atividade de mineração de ouro no Vale do Rio Tapajós, e pela sua grande diversidade de paisagens naturais (tais como as praias de rio que se formam durante a época de seca, e também as corredeiras d’água localizadas próximas ao distrito de São Luiz do Tapajós). A cidade apresenta variadas opções de lazer à noite, como clubes, praças, entre outros. Itaituba possui boa infraestrutura hoteleira para receber turistas e visitantes, contanto com diversos hotéis categorizados de 1 a 4 estrelas.
A cidade apresenta também grande potencial eco turístico, onde estão incluídos atrativos de exuberante beleza, como: cavernas, cachoeiras, águas minerais e minero-termais, além de uma grande quantidade de praias e lagos piscoso, localizado principalmente próximo a sede do município. Destacam-se também as suas belas praias e ilhas ao longo do Rio Tapajós, que por sua vez nos meses de agosto, setembro e outubro apresentam-se com águas esverdeadas e cristalinas, devido à formação rochosa do fundo do rio característica encontrada somente nessa região.
Vale conferir os atrativos de Itaituba, que possui também um conjunto muito agradável aos turistas da pesca esportiva, que poderão sair à procura de grandes tucunarés no Lago do Jacaré. A caverna Paraíso está localizada a cerca de 90 km a partir da cidade de Itaituba. Além dessas maravilhas, podem-se encontrar rios subterrâneos que são formações características de cavernas em rochas calcárias. É importante ressaltar que o local é considerado como a primeira caverna em calcário catalogada na Amazônia.
Outro ponto turístico da cidade é o Parque Nacional da Amazônia, com seus 994.000 ha, possui uma vasta floresta de mata tropical mista e matas aluviais, igapós ricos em açaí e buriti, com numerosas formações geológicas de distintas idades.
A Associação para o Desenvolvimento de Turismo – Adtur, que é parceira da prefeitura também participou do evento, tem intensas programações com visitas a essas áreas de belezas naturais, o Grupo de Canoagem Tapajós, realiza descidas de caiaque pelo rio, com duração de cerca de 10:00 horas, como parte do evento, percorrendo um trecho do Distrito de São Luis do Tapajós até a orla da cidade de Itaituba. Esses esportistas fazem estas expedições em caiaques nessas áreas como forma de promover as potencialidades turísticas do município.
“A presença no Mapa confirma a organização municipal para a gestão do turismo, tornando-o apto para a captação de recursos em áreas como infraestrutura, promoção, capacitação e gestão turísticas”, explica o secretário de Estado de Turismo do Pará (Setur), Eduardo Costa.
É a Setur que faz assessoria técnica para que os municípios paraenses garantam lugar no Mapa.
Após análise da secretaria estadual, os registros são submetidos à aprovação do Ministério do Turismo, que tem até 15 dias para conceder a aprovação e incorporá-los ao Mapa do Turismo. Após a inclusão, o registro terá validade de um ano, que poderá ser renovado.
Entre algumas exigências estão a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de Turismo, por meio da apresentação de normativo referente à estrutura administrativa da Prefeitura Municipal; comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo; possuir prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), e comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo ativa, como um conselho, fórum, comitê ou associação responsável por sua gestão.
Também precisa apresentar termo de compromisso, conforme modelo disponibilizado pelo Ministério do Turismo, assinado pelo prefeito e pelo dirigente responsável pela pasta de Turismo, aderindo, de forma espontânea e formal, ao Programa de Regionalização do Turismo.
Com informações: G1 Pará
Comentários: