Portal Jamanxim

Notícias Itaituba

"Ibama no Pará pode causar desemprego e problemas sociais na região"

Segundo o Vereador, "Ibama no Pará pode causar desemprego e problemas sociais na região"

Reprodução
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em sessão na Câmara Municipal de Itaituba, o vereador Peninha, usando a tribuna, denunciou a crise no setor madeireiro no município, criado pelo Governo Federal, através do IBAMA. Segundo o edil, há mais de três meses o Pará não exporta um metro de madeira, devido o IBAMA mão liberar a exportação.

Segundo Peninha, no porto do Conde, em Barcarena, mais de 1.000 contêineres carregados de madeira estão aguardando a fiscalização dos agentes do IBAMA para liberar o embarque do produto para exportar.

O grande entrave, que vem causando todo esse transtorno e prejuízos ao setor madeireiro, decorre das emissões de um documento chamado AUTORIZAÇÃO DE EXPORTAÇÃO –AE, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, sediado no Pará, mas precisamente em Belém, afirmou o parlamentar.

O parlamentar ressaltou que no momento não se questiona a decisão do STF que está em vigor e tem que ser cumprida, mas que o IBAMA encontre  uma solução, meios  urgente que não venha a prejudicar o setor madeireiro, que com esta crise já vem acumulando prejuízos bilionários. O STF determinou que o IBAMA exija o CERTIFICADO para Exportação.

Este procedimento, lembrou Peninha já é absoleto, por se tratar de forma manual e que incide sobre todas as cargas, o IBAMA não possui estrutura, como agentes e espaço para atender toda essa demanda, com sistemas não preparados e falta de procedimentos para sua elaboração, o que culminou no acumulo de produtos em contêineres nos pátios dos portos, custos adicionais de armazenamento e a queda abrupta nas exportações e receita.

FONTE/CRÉDITOS: O impacto
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )