Portal Jamanxim

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Hospital Regional realiza campanha de doação de sangue em Marabá

Cidades

Hospital Regional realiza campanha de doação de sangue em Marabá

Mobilização prossegue até esta quinta-feira (30)

Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o slogan “Doar sangue, salva vidas”, o Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), iniciou na última segunda-feira (27), em Marabá, a mobilização de voluntários da 42a Campanha de Doação de Sangue.
A campanha, que será realizada até o próximo dia 30 de junho, pela unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, visa abastecer os estoques de sangue da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).

Referência em atendimento de média e alta complexidades, o HRSP recebe a maioria das bolsas coletadas pelo Hemopa na cidade de Marabá, devido ao atendimento às vítimas de acidente de trânsito e ao volume de cirurgias realizadas.
Segundo a médica Socorro Leão, que atua como hemoterapeuta no Hospital Regional, uma grande parcela da população resiste em doar sangue devido à falta de informação, mesmo com constantes campanhas educativas.

“Infelizmente existe muita gente que deixa de ajudar, porque acha que a doação traz riscos para a saúde do doador, mas não é verdade. O procedimento é seguro, obedece a uma série de rigorosos protocolos que garantem a segurança, desde a coleta do sangue até a transfusão no receptor", explica.

De acordo com Valdemir Girato, diretor hospitalar, há muitos anos a instituição desenvolve inúmeros projetos e ações que visam mobilizar uma rede de voluntariado ativa nas campanhas de doação de sangue.

"Temos o grupo dos "Amigos de Sangue" no HRSP, formado por colaboradores do hospital que se mobilizam regularmente em busca de doadores para o Hemopa, em Marabá. Doar sangue é um dos maiores atos de amor ao próximo, quem pode participar da nossa campanha contribuirá para salvar muitas vidas", ressalta o diretor.

Neste ano, os “Amigos do Sangue” são os responsáveis pela divulgação de folders de conscientização e abordagem de profissionais, acompanhantes e pacientes dentro do hospital. O objetivo é conscientizar sobre a importância da iniciativa e direcionar possíveis doadores ao Hemopa de Marabá, para efetivar o ato solidário.

Para que a doação seja destinada ao Hospital Regional do Sudeste do Pará, o doador precisa informar o número 986, que é o código de identificação da unidade hospitalar na Fundação Hemopa.

Saiba o que é necessário para ser um doador de sangue:
 • Idade: entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);
 •Peso: mínimo de 50kg;
 •Estar bem alimentado e descansado;
 • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
 • Não ter praticado exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas;
•Quem testou positivo para a covid-19 pode doar após 10 dias da recuperação total, e quem teve contato com pessoas infectadas, sem apresentar sintomas, pode doar após sete dias.
O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.


Serviço:
Local: Hemopa de Marabá
Endereço: Rodovia Transamazônica, quadra 12, s/n, Amapá - Marabá
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h

FONTE/CRÉDITOS: Ascom/HRSP
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )