Portal Jamanxim

Notícias Ciência & Tecnologia

Conecta Pará vai liberar 1,5 mil pontos de internet gratuita

Estratégia criada pelo Governo do Estado busca garantir um dos direitos essenciais da humanidade: o acesso à informação

Conecta Pará vai liberar 1,5 mil pontos de internet gratuita
Rai Pontes/Arquivo Ascom Seduc
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Amplamente premiado desde sua criação, em 2019, o projeto Conecta Pará tem avançado a passos largos e beneficiado milhares de paraenses nos últimos meses. São ações estratégicas, inovadoras e inclusivas que possibilitam atender uma demanda carente de conectividade ao mesmo tempo que amplia o acesso à informação para essas pessoas.

Considerada meta de todos os governos expandir esse alcance virtual, uma novidade será apresentada ao público em breve. A iniciativa irá oferecer 48 pontos de “wifi público” e 1,5 mil pontos de internet que serão distribuídos por todos os 144 municípios, respeitando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Formulada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), a iniciativa Conecta Pará é um conjunto de ações tecnológicas para trazer na palma da mão do cidadão os serviços online do governo do Estado (delegacia virtual, aulas virtuais, etc), além da própria navegabilidade na internet, promovendo ao usuário o acesso à informação de forma rápida e segura e garantindo o direito essencial da humanidade.

O acesso à internet é visto como meta de todos os governos, uma vez que, se por um lado, governos e empresas criam serviços online, por outro, cidadãos ainda sem acesso à internet tem dificuldades em acessar estes serviços.

Premiado

O projeto Conecta Pará é uma integração entre poder público privado e o terceiro setor para agregar as redes de fibra ótica existentes no Estado com a utilização de satélites e tecnologias de rádio, de forma que seja possível expandir o acesso aos usuários nos lugares mais distantes.

A estratégia foi criada pela Sectet com a participação de profissionais da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Em agosto do ano passado, ganhou o prêmio “Democracia Global”, da Academia de Artes e Ciências Políticas de Washington (EUA), por ter sido considerada de caráter inovador, inclusivo e “socialmente alinhado com os objetivos sustentáveis da Organização das Nações Unidas (ONU)”. Essa foi a única iniciativa brasileira premiada na categoria.

FONTE/CRÉDITOS: Dol
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )