Portal Jamanxim

Segunda-feira, 18 de Maio de 2026

Itaituba

Câmara de vereadores de Itaituba empossa o novo coordenador do Distrito Sanitário do DISEI Rio Tapajós

Para o Vereador Dirceu Biolchi, a posse do indígena e uma conquista extraordinária para o povo Munduruku, e de outras etnias da região

Newto Santos
Por Newto Santos
Câmara de vereadores de Itaituba empossa o novo coordenador do Distrito Sanitário do DISEI Rio Tapajós
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

O indígena Munduruku, Haroldo Saw Munduruku, foi nomeado pela Ministra da Saúde, Nisia Trindade Lima, para o cargo de Coordenador do Distrito de Saúde Indígena - DISEI Tapajós e empossado em cerimonia especial na Câmara Municipal de Itaituba, nesta quinta-feira (20). Na ocasião também tomou posso o Coordenador da CR/FINIA Itaituba, Kaba Munduruku. A cerimonia contou com a presença de várias autoridades.

Para o Vereador Dirceu Biouchi, a posse do indígena e uma conquista extraordinária para o povo Munduruku, e de outras etnias da região. Haroldo Saw é conhecedor dos anseios do seu povo, e agora o governo Federal deu essa oportunidade para o próprio indígena possa administrar suas demandas, erando ou acertando agora é com eles, Disse.

Haroldo Saw Munduruku, é natural do município de Jacareacanga - aldeia Caroçal do Rio das Tropas, e já foi coordenador da Associação Indígena PUSURU.

A portaria assinada pela ministra Nísia Trindade Lima e publicada na sexta-feira (30/06). Ele foi indicado para o cargo pelas principais lideranças Munduruku, e organizações indígenas do Tapajós.

Leia Também:

 

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO

Publicado em: 30/06/2023 Edição: 123 Seção: 2 Página: 74

Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete da Ministra

PORTARIA DE PESSOAL GM/MS Nº 1.101, DE 28 DE JUNHO DE 2023

A MINISTRA DE ESTADO DA SAÚDE, no uso da competência que lhe foi delegada pelo art. 6º do Decreto nº 9.794, de 14 de maio de 2019, e pela Portaria da Casa Civil da Presidência da República nº 455, de 22 de setembro de 2020, resolve:

Nomear HAROLDO SAW MUNDURUKU, para exercer o Cargo Comissionado Executivo de Coordenador Distrital de Saúde Indígena, CCE-1.13, código 36.0207, do Distrito Sanitário Especial Indígena - Rio Tapajós, da Secretaria de Saúde Indígena.

NÍSIA TRINDADE LIMA

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Comentários:
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

O Portal Jamanxim tem um trabalho incessante pela disseminação de informações relevantes e confiáveis para a sociedade paraense. Fundada com o propósito de ser uma voz autêntica e imparcial no cenário midiático da nossa região.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )