Portal Jamanxim

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Itaituba

Câmara de Itaituba realiza audiência pública para cobrar melhorias da Mineradora Brazauro e Rede Celpa em Moraes Almeida

Hoje a Mineradora Brazauro, está preste a entrar em operação de fato, e o que ta ficando de legado para as comunidades é só a falência dos sonhos de desenvolvimento do povo

Newto Santos
Por Newto Santos
Câmara de Itaituba realiza audiência pública para cobrar melhorias da Mineradora Brazauro e Rede Celpa em Moraes Almeida
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

Na tarde desta sexta-feira (01/03), a Câmara Municipal de Itaituba – CMI realizou uma audiência pública, a pedido da comunidade, a iniciativa foi provocada por lideranças e representantes da sociedade civil organizada do Distrito de Moraes Almeida. E teve o objetivo de discutir as principais demandas e necessidades da região garimpeira de Moraes Almeida. A pauta foi abraçada pelo Presidente da Câmara de vereadores de Itaituba, Dirceu Biolchi.

Os pontos chave da discussão foram a questão da instalação do Linhão de Alta Tensão que levará energia para colocar o projeto Tocantinzinho da Mineradora Brazauro em operação, mais especificamente que diz respeito as condicionantes que deveriam beneficiar as comunidades adjacentes ao projeto. E a principal seria o rebaixamento da energia do linhão para servir as comunidades.

Publicidade

Leia Também:

Outra empresa convocada foi a prestadora serviço de fornecimento de energia elétrica no município, CEEE – Equatorial Energia, a qual foi cobrada pelos maus serviços prestados, a fim de promover melhorias no atendimento à população de Moraes Almeida.

A reportagem do "Portal Jamanxim" esteve cobrindo o evento, e que pode observar é que a audiência foi vazia, tanto de público que seria o principal interessado, autoridades que deveriam tá apoiando os anseios do povo, como também de respostas com solução positivas que pudessem amenizar as reivindicações do povo sofrido da região garimpeira.

Artur Silva Alves, Superintendente de Meio Ambiente - Foto: Newto

As duas empresas estiveram presente na Audiência Pública, por seus representantes legais, Brazauro Recursos Minerais S/A, por Artur Silva Alves, Superintendente de Meio Ambiente e sua equipe, e CEEE-Equatorial Energia por, Giliard Vaz, Gerente Regional e sua equipe de trabalho.

Representantes de entidades e comunitários que estiveram no local, tiveram a oportunidade de se manifestar com suas reivindicações direcionando suas perguntas tanto a Mineradora Brazauro quanto a Equatorial Energia. Mas para decepção de todos, as respostas não foram muito animadoras.

Sr. Amaro Rosa, representante titular da Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará

Indagado pelo Sr. Amaro Rosa, representante titular da Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Pará, se a Mineradora Brazauro teria em seus planejamento a construção de uma subestação para rebaixamento da energia do linhão para contemplar o Distrito de Moraes Almeida e Região. O Sr. Artur Silva Alves representante da Mineradora, foi enfático em dizer que não. Não existe essa possibilidade no atual momento, o que tem previsto é que assim que a companhia receber a licença de operação que está prevista ainda pro primeiro semestre do ano 2024, a Empresa fará a transferência do projeto do linhão para a Equatorial Energia, que fará a gestão desse circuito elétrico, e caberá a eles fazer o rebaixamento ou não da energia.

Ubiratan Filadelpho, Presidente do Conselho Gestor Pró Emancipação de Moraes Almeida, em sua oportunidade de questionar, "falou um pouco da história que tem mais de duas décadas quando foi adquirida pela Eldorado Gold Corp em 2010. Nessa época quando o projeto começou, foram muitas conversas reuniões e promessas que tudo iria ser uma maravilha, que o projeto "Tocantinzinho" se efetivar, iria trazer o desenvolvimento para comunidade, e todos cresceriam juntos. E hoje G Mining dona do projeto, seguiu carreira solo, deixando para traz seus então parceiros de inicio de luta. Ubiratan enfatizou que se a comunidade não tivesse defendido a implantação do projeto no inicio das atividades, a empresa nem teria feito sequer seu estudo de viabilidade. Pois hoje toda aquela área estaria engessada dentro de reservas ambientais, pois esse era o plano do governo e a comunidade lutou junto contra, deixando a área do projeto fora das das áreas de conservação", disse.

Ubiratan Filadelpho, Presidente do Conselho Gestor Pró Emancipação de Moraes Almeida

"Hoje a Brazauro Recursos Minerais S/A, está preste a entrar em operação de fato, e o que ta ficando de legado para as comunidades é só a falência dos sonhos de desenvolvimento e prosperidade do povo, que ao longo dessas duas décadas vem aguardando pela realização dessas promessas. O que resta é a reclamação há uma empresa do porte da Brazauro, se dispor a ta doando troféus, bola, computadores para uma comunidade que precisa de Hospital, Saneamento, Infraestrutura, coisas que vai suprir as necessidades da população em geral da região", concluiu.

Sem muito a responder, o representante da Brazauro, Sr. Artur Silva, finalizou deixando como sugestão, que o único meio da comunidade receber a tão sonhada Subestação de Energia, é apelando aos políticos ou mudando a lei que impede que a empresa construa o projeto. Segundo ele a empresa tem recurso pra isso, é só conseguir a liberação. Essa foi uma fala que deu um pouco de alento as lideranças, principalmente ao Ubiratan Filadelpho, presidente do conselho Gestor - Pró Emancipação. E segundo ele vão correr atrás dos meios que for preciso, como sempre fizeram.

Já o representante da Equatorial Energia Giliard Vaz, deixou claro que para essa questão da construção de uma subestação ser construída, teria que ter uma nova fonte de energia, uma nova linha de transmissão, e segundo ele, essa iniciativa já está sendo planejada, o novo circuito ira vir do Estado do Mato Grosso, ai sim será viável a construção da subestação.

Giliard Vaz, Gerente Regional - CEEE-Equatorial Energia - Foto: Newto

Quanto as constantes reclamações de falta de energia e do atendimento aos clientes, Giliard disse que Moraes almeida já tem duas novas linhas de transmissão, os novos circuitos juntamente com um novo equipamento para estabilizar a geração da energia que vem para Moraes Almeida. No futuro próximo as redes estando interligadas, a energia do consumidor final terá uma melhora significativa, disse Giliard Vaz.

O vereador e presidente do legislativo Dirceu Biolchi, lamentou a não presença das demais autoridades convidada, e disse que a luta pela conquista de melhorias para a região vai continuar. Unindo forças com as dais lideranças, irão correr atrás desses objetivos.

A comissão organizadora agradeceu a todos que compareceu na Audiência Publica, e parabenizou a todos envolvidos.

Agora resta esperar, sabemos que estamos em ano eleitoral e como sempre, promessas e mais promessas serão lançadas novamente. O povo terá que está atento, e avaliar que será melhor para a comunidade.

 

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Comentários:
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )