Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 23 de Setembro 2026
Santarém

Boto Cor de Rosa conquista bicampeonato no Sairé 2026 e chega ao 13º título

Grupo venceu o Festival dos Botos por uma diferença de apenas 0,5 ponto e voltou a levantar o troféu em Alter do Chão

Newto Santos
Por Newto Santos
Boto Cor de Rosa conquista bicampeonato no Sairé 2026 e chega ao 13º título
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O Boto Cor de Rosa conquistou, nesta segunda-feira (21), o título de campeão do Festival dos Botos 2026, realizado durante o Sairé, em Alter do Chão, distrito de Santarém, no oeste do Pará. Com a vitória, o grupo garantiu o bicampeonato e chegou à marca de 13 títulos na história da disputa.

A apuração foi marcada pelo equilíbrio entre os dois grupos que protagonizam a tradicional competição folclórica. O Boto Cor de Rosa terminou com 477,5 pontos, enquanto o Boto Tucuxi alcançou 477 pontos, estabelecendo uma diferença de apenas 0,5 ponto na classificação final.

A apresentação do Cor de Rosa levou ao Lago dos Botos o tema “Tapajônica – A História Não Contada”, destacando a oralidade, os saberes ancestrais e a relação dos povos do Tapajós com os rios e as florestas. O espetáculo também valorizou a presença e a história do povo Borari, além de elementos da cultura amazônica, como música, dança e carimbó.

Leia Também:

Do outro lado da disputa, o Boto Tucuxi apresentou o tema “Iburari, Ocara Sagrada”, construindo uma narrativa voltada à história e à identidade do povo Borari e à preservação de seus conhecimentos e tradições entre diferentes gerações.

A disputa entre os dois botos é um dos principais momentos do Sairé, manifestação cultural tradicional de Alter do Chão que reúne elementos religiosos, folclóricos e culturais e movimenta moradores, artistas e visitantes durante os dias de programação.

Além da competição, o Sairé 2026 teve uma programação voltada à valorização da cultura amazônica, do turismo, da economia criativa, da sustentabilidade e da acessibilidade. A edição deste ano teve como tema “Rêdawa Ancestral”, reforçando a importância da memória e dos saberes tradicionais do povo Borari.

Com o resultado, o Boto Cor de Rosa celebra mais uma conquista histórica no Festival dos Botos, encerrando a disputa de 2026 com o título de bicampeão e ampliando sua trajetória de conquistas na tradicional manifestação cultural amazônica.

Comentários

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado, inclusive nas esferas civil e penal. Este site não se responsabiliza pelas opiniões de terceiros. Ao comentar, você concorda com os Termos de Uso e Privacidade.
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

O Portal Jamanxim tem um trabalho incessante pela disseminação de informações relevantes e confiáveis para a sociedade paraense. Fundada com o propósito de ser uma voz autêntica e imparcial no cenário midiático da nossa região.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Jamanxim
Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR