A Primeira Infância é a fase de ouro para inteligência, é preciso priorizar essa faixa etária (0 a 6 anos). Nessa fase a criança precisa: afeto, amor, cuidados, conexão de verdade, brincar com a família, com amigos, com a natureza...
O TDL afeta 7,5% da população infantil. Uma a cada 14 crianças apresentam dificuldades persistentes no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem sem nenhuma causa que explique essa condição!
O QUE É TDL: É o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem.
É quando a criança tem todas as condições de desenvolver a linguagem e a fala, mas o desenvolvimento não ocorre como o esperado. Ou seja, quando não há justificativas biomédicas (que podem ser lesões cerebrais, síndromes, autismo etc).
CARACTERÍSTICAS GERAIS do transtorno de desenvolvimento da linguagem.
Dificuldades em expressar e compreender linguagem em diferentes aspectos: Semântica (significado que as palavras representam), pragmática (contexto de uso das palavras), fonológica (sons/fonemas do idioma) e morfossintaxe (a função morfológica e a função sintática das palavras nas frases).
Transtorno do desenvolvimento da linguagem NA FASE PRÉ-ESCOLAR.
- Não forma frases (2 – 3 palavras) aos 2 anos
- Atraso de fala e/ou linguagem (antes dos 3 anos)
- Aparente dificuldade de compreensão
- Não imita movimentos corporais de forma natural
- Atenção compartilhada e interação reduzidos
- Dificuldade em narrar fatos ou repeti-los
- Dificuldade em acompanhar uma conversa
- Histórico familiar de atrasos na fala e/ou dificuldades escolares (fatores de risco).
DIAGNÓSTICO do transtorno do desenvolvimento da linguagem
- Quando a criança é menor de 4 anos, o diagnóstico fica em aberto (depende das habilidades afetadas). O critério principal para confirmação é o prognóstico de persistência.
TRATAMENTO Mesmo sem diagnóstico de Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem TDL concluído, é indicado começar logo a fonoterapia. Quanto mais precoce a intervenção, melhor a chance de sucesso.
Dica da Fono.
Fga. Janaína Filadelpho
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