Com o objetivo de formar lideranças educacionais e avançar na qualidade do ensino na educação paraense, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, na sexta-feira (12), a "Formação de Lideranças: DREs em ação", que reuniu dirigentes regionais de ensino, diretores, coordenadores pedagógicos e de infraestrutura.
O secretário de Estado de Educação do Pará, Rossieli Soares, destacou o papel fundamental da formação. "A educação é muito grande, são cerca de 900 escolas no Pará, mais de 500 mil alunos, então você está falando de um efeito cascata importante, é fundamental que a gestão esteja bem formada. Nós criamos novas funções na Secretaria e tem um processo de formação, de preparação para que elas possam exercer melhor essas funções, então é super importante que a gente consiga ter esse processo de formação contínua. Hoje é mais um passo importante para impactar na aprendizagem", disse o titular da pasta.

De acordo com o secretário adjunto da Educação Básica (Saeb) da Seduc, a formação dá continuidade e reforça o trabalho que vem sendo feito na educação paraense. "Esse é um momento ímpar para a gente. Aqui, primeiro que a gente dá continuidade a tudo que a gente vem fazendo desde 2023, e é especial porque a gente inaugura um novo tempo, é o momento que a gente precisa de fato, e de forma efetiva e assertiva, desenvolver os nossos servidores que compõem a Secretaria de Estado de Educação. E, quando eu digo isso, independentemente do cargo ou da função que você ocupa e da condição de servidor, se faz necessário que a gente continue dando a formação. Quanto mais qualificado o servidor, certamente a qualidade do serviço ofertado tende a melhorar", enfatizou.
A DRE Itaituba foi representada no evento pelo Diretor Regional, professor Ribamar Almeida, juntamente com as coordenadoras administrativa e pedagógica, Mary Freitas e Renata Braga. Onde poderão participar da "Formação de Lideranças DREs em Ação". Uma parceria da Seduc com a FGV , nos dias 12 e 13 de abril, no Hotel Sagres em Belém.
Segundo Ribamar almeida, o evento foi de grande valia, "todos nos tivemos a oportunidade de compartilharmos conhecimentos com os formadores da Fundação Getúlio Vargas, as falas dos oradores, Secretário de Estado de Educação Rossieli Soares e do Secretário Adjunto de Educação Básica, Júlio Meireles, foram muito pertinentes para o tema", disse Ribamar.
De acordo com as coordenadoras Regionais Mary Freitas e Renata Braga, foi muito importante poder participar desta capacitação com magnificas palestras dos professores e técnicos da FGV e do Secretário de Educação e do Secretário Adjunto de Ensino.
Com carga-horária total de 180 horas, a Formação de Lideranças, que segue até o mês de outubro, será dividida em aulas presenciais e síncronas (em tempo real). Ao final da Formação, os participantes receberão certificado.
Comentários: