Portal Jamanxim

Sexta-feira, 14 de Novembro de 2025

Trairão

Secretaria Municipal de Educação promove palestra sobre Autismo no Distrito de Caracol no Trairão

A iniciativa da gestão reforça o compromisso da Prefeitura de Trairão com a inclusão educacional, ampliando o preparo dos profissionais para lidar com a diversidade nas salas de aula da rede pública

Newto Santos
Por Newto Santos
Secretaria Municipal de Educação promove palestra sobre Autismo no Distrito de Caracol no Trairão
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

A Prefeitura de Trairão, através da Secretaria de Educação promoveu, na terça-feira (10), uma palestra voltada à educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino. A ação foi promovida pela Coordenação de Educação Especial realizada pela Fonoaudióloga Dra. Janaina Filadelpho, no espaço da quadra esportiva da Escola Municipal Ensino Fundamental Bela Vista do Caracol.

O diretor Leandro Bruch e vice-diretora Tatiane Bruch juntamente com a professora do AEE  Adlayne Bruch Lohmanne tiveram a iniciativa de promover a Palestra AUTISMO: NO DIA A DIA ESCOLAR. O encontro teve como público-alvo professores, cuidadores e a participação de acadêmicos universitários. A iniciativa integra a Política Pública Municipal de Formação Continuada e busca fortalecer práticas pedagógicas inclusivas para o ano letivo de 2025.

A palestra  AUTISMO: NO DIA A DIA ESCOLAR foi ministrada pela profissional Fonoaudióloga Dra. Janaina Filadelpho que integra o quadro da Equipe Multiprofissional  da Coordenação de Educação Especial do município, especialista em Educação Especial e em  Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordando noções básicas sobre o tema e apresentou adequações curriculares e estratégias voltadas ao desenvolvimento de alunos com necessidades específicas, para nortear a prática pedagógica, e ainda sobre compreensão de práticas pedagógicas, estratégias de inclusão e a importância do acolhimento no ambiente escolar

Leia Também:

De acordo com Janaina, a Educação Especial no âmbito educacional se ocupa do atendimento nas redes de ensino, públicas e privadas, de todo aluno com necessidades educacionais especiais, cuja deficiência pode ser: intelectual, cognitiva, de caráter complementar ou suplementar à formação deles, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades específicas, dentre tantas outras.

A ação contou também com a participação do Guilherme Filadelpho que tem TDH e TEA, e, relatou de sua trajetória na vida educacional, destacou a importância da empatia do professores e contou como enfrentou vários desafios e obstáculos por alguns profissionais da educação que deveria ajudar e ou auxiliar no seu desempenho acadêmico e, que muitas vezes subestimavam suas dificuldades como "preguiçoso, sem interesse e capacidade” após a mudança para escola que o recebeu e o ajudou em suas potencialidades, habilidades, foi onde teve motivação, e pelo seu desempenho, conquistou sua formação universitária, com muita luta e bravura. Hoje Dr. Guilherme Filadelpho e formado em medicina veterinária, apesar de todas as dificuldades ele venceu a batalha.

Segundo Guilherme, "foram muitos não, muito preconceito, muita indiferença, quase desistência, mas com o apoio da família teve exido no final. Só tenho a agradecer a todos que se dispuseram e ajudar nessa batalha principalmente a minha mãe que nunca desistiu de mim" finalizou. 

De acordo com a Professora Lucilene Pereira dos Santos, coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, destacou a importância da palestra como instrumento de transformação. “Essa ação reforça o compromisso da gestão com uma educação de qualidade para todos, independentemente das necessidades dos alunos.

Estamos alinhados ao tema da inclusão, estamos buscando capacitar e aprimorar ainda mais nossos profissionais e melhorar nossa infraestrutura escolar. Essa iniciativa é absolutamente necessária para que os profissionais que lidam com a educação com pessoas com deficiência possam entender melhor esse universo que não é algo tão diferente ou que traga algum receio às suas práticas”, enfatizou Lucilene.

A iniciativa da gestão reforça o compromisso da Prefeitura de Trairão com a inclusão educacional, ampliando o preparo dos profissionais para lidar com a diversidade nas salas de aula da rede pública.

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Comentários:
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

O Portal Jamanxim tem um trabalho incessante pela disseminação de informações relevantes e confiáveis para a sociedade paraense. Fundada com o propósito de ser uma voz autêntica e imparcial no cenário midiático da nossa região.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )