A Prefeitura de Trairão, através da Secretaria de Educação promoveu, na terça-feira (10), uma palestra voltada à educação inclusiva na Rede Municipal de Ensino. A ação foi promovida pela Coordenação de Educação Especial realizada pela Fonoaudióloga Dra. Janaina Filadelpho, no espaço da quadra esportiva da Escola Municipal Ensino Fundamental Bela Vista do Caracol.
O diretor Leandro Bruch e vice-diretora Tatiane Bruch juntamente com a professora do AEE Adlayne Bruch Lohmanne tiveram a iniciativa de promover a Palestra AUTISMO: NO DIA A DIA ESCOLAR. O encontro teve como público-alvo professores, cuidadores e a participação de acadêmicos universitários. A iniciativa integra a Política Pública Municipal de Formação Continuada e busca fortalecer práticas pedagógicas inclusivas para o ano letivo de 2025.
A palestra AUTISMO: NO DIA A DIA ESCOLAR foi ministrada pela profissional Fonoaudióloga Dra. Janaina Filadelpho que integra o quadro da Equipe Multiprofissional da Coordenação de Educação Especial do município, especialista em Educação Especial e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), abordando noções básicas sobre o tema e apresentou adequações curriculares e estratégias voltadas ao desenvolvimento de alunos com necessidades específicas, para nortear a prática pedagógica, e ainda sobre compreensão de práticas pedagógicas, estratégias de inclusão e a importância do acolhimento no ambiente escolar

De acordo com Janaina, a Educação Especial no âmbito educacional se ocupa do atendimento nas redes de ensino, públicas e privadas, de todo aluno com necessidades educacionais especiais, cuja deficiência pode ser: intelectual, cognitiva, de caráter complementar ou suplementar à formação deles, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades específicas, dentre tantas outras.
A ação contou também com a participação do Guilherme Filadelpho que tem TDH e TEA, e, relatou de sua trajetória na vida educacional, destacou a importância da empatia do professores e contou como enfrentou vários desafios e obstáculos por alguns profissionais da educação que deveria ajudar e ou auxiliar no seu desempenho acadêmico e, que muitas vezes subestimavam suas dificuldades como "preguiçoso, sem interesse e capacidade” após a mudança para escola que o recebeu e o ajudou em suas potencialidades, habilidades, foi onde teve motivação, e pelo seu desempenho, conquistou sua formação universitária, com muita luta e bravura. Hoje Dr. Guilherme Filadelpho e formado em medicina veterinária, apesar de todas as dificuldades ele venceu a batalha.

Segundo Guilherme, "foram muitos não, muito preconceito, muita indiferença, quase desistência, mas com o apoio da família teve exido no final. Só tenho a agradecer a todos que se dispuseram e ajudar nessa batalha principalmente a minha mãe que nunca desistiu de mim" finalizou.
De acordo com a Professora Lucilene Pereira dos Santos, coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, destacou a importância da palestra como instrumento de transformação. “Essa ação reforça o compromisso da gestão com uma educação de qualidade para todos, independentemente das necessidades dos alunos.

Estamos alinhados ao tema da inclusão, estamos buscando capacitar e aprimorar ainda mais nossos profissionais e melhorar nossa infraestrutura escolar. Essa iniciativa é absolutamente necessária para que os profissionais que lidam com a educação com pessoas com deficiência possam entender melhor esse universo que não é algo tão diferente ou que traga algum receio às suas práticas”, enfatizou Lucilene.
A iniciativa da gestão reforça o compromisso da Prefeitura de Trairão com a inclusão educacional, ampliando o preparo dos profissionais para lidar com a diversidade nas salas de aula da rede pública.
Comentários: