O prefeito do município de Barcarena, na região paraense do Baixo Tocantins, Renato Ogawa, é um dos vencedores da etapa nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). A cerimônia de premiação foi na última terça-feira (28), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Renato levou o troféu na categoria Cidade Empreendedora, com o projeto Barcarena Business.
Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos. O PSPE tem como objetivo o reconhecimento de gestores públicos pela realização de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.
Segundo o Prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, o projeto vencedor foi criado com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local, por meio de diversas ações de qualificação e democratização das informações entre as empresas locais. "É uma conquista garantida por muitas mãos, e este resultado nos deixa cada vez mais entusiasmado para continuar com essa parceria tão importante com o Sebrae, que, visivelmente, trabalha para potencializar os pequenos negócios nos municípios paraenses”, disse Ogawa.
“Com a premiação, nós estimulamos a gestão pública a atuar em prol dos pequenos negócios. Com isso, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar para que os municípios tenham, cada vez mais, um ambiente de negócios favorável a quem empreende ou deseja empreender”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae no Pará, Sebastião Campos.
Disputa
Os oito prefeitos que venceram na etapa paraense da premiação estavam na disputa nacional, sendo eles: Gersilon Gama, de Dom Eliseu (Desburocratização); Luziane Solon, de Benevides (Sala do Empreendedor); Guto Gouvêa, de Soure (Compras Governamentais); Cleberson Rodrigues, de Bagre (Empreendedorismo na Escola); Raquel Possimoser, de Placa (Marketing Territorial e Setores Econômicos); Nélio Aguar, de Santarém (Inovação e Sustentabilidade); Paulo Ferreira, de Portel (Governança Regional e Cooperação Intermunicipal) e Renato Ogawa, de Barcarena (Cidade Empreendedora).
O diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, destacou que a vitória é de todos os gestores. “Barcarena venceu a etapa nacional e representou os nossos oito projetos vitoriosos do Pará. Muito orgulho de todos os prefeitos e prefeitas. Contem sempre com o Sebrae. Que venha a próxima edição”, disse Magno.
Prêmio
A XI edição da PSPE marca os 20 anos da iniciativa, que, desde 2001, reconhece a atuação dos gestores públicos municipais. No Pará, a premiação bateu recorde de inscrições com 93 projetos habilitados, de 88 municípios, o que garantiu o seu primeiro lugar entre os estados que possuem a faixa de 101 a 200 municípios, que mais inscreveu projetos.
Ao todo, 58 gestores foram finalistas estaduais, representando as regiões onde há Agências de Negócios do Sebrae, o que resultou em 21 prefeitos premiados, em oito categorias nacionais e 13 destaques regionais. O estado está entre os que mais tiveram projetos habilitados no Brasil.
Desde a sua criação, mais de 400 prefeitos já participaram do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, 291 projetos foram inscritos e 47 prefeitos já foram vencedores em nível estadual e 6 em nível nacional.
Comentários: