Portal Jamanxim

Domingo, 28 de Abril de 2024
Policia Federal desarticula quadrilha de transporte ilegal de ouro

Policia Federal

Policia Federal desarticula quadrilha de transporte ilegal de ouro

Esquema criminoso já teria transportado quase meia tonelada de ouro na região de Santarém, no oeste do Pará

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O ouro é um dos metais considerados mais valiosos há séculos. Suas propriedades, raridade e cor sempre foram alguns dos motivos pelos quais o minério sempre foi tão visado por quem almeja mudar de vida e enriquecer com a exploração do ouro. No entanto, por vezes, esta dinâmica, quando conduzida de forma ilegal, é prejudicial ao meio ambiente por conta da poluição e contaminação de rios e do solo.

Neste sábado (11), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular uma quadrilha especializada no transporte ilegal de ouro da Amazônia na região de Santarém, no oeste do Pará. De acordo com a PF, a maioria dos integrantes do esquema criminoso são naturais da Venezuela.

A Polícia Federal aponta que a quadrilha pode ter transportado, por meio de bagagens despachadas em voos de companhias aéreas que operam no Aeroporto de Santarém, quase meia tonelada de ouro somente no último mês de outubro. A carga estaria avaliada em R$ 130 milhões.

As investigações tiveram início após a apreensão de 21 kg de ouro (aproximadamente R$ 7 milhões) transportados ilegalmente por um venezuelano no último dia 28 de outubro.

POLUIÇÃO

O garimpo ilegal foi apontado, em laudo da Polícia Federal finalizado neste ano, como a principal causa da poluição do rio Tapajós, que teve suas águas cristalinas invadidas por grande quantidade de lama.

Em janeiro de 2022 a mudança da cor da água ocorreu até em Alter do Chão, localidade conhecida como Caribe Amazônico.

 

Postado por: DOL

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )