Portal Jamanxim

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Polícia Civil do Pará alerta para prevenção de golpes no período da Black Friday

Cidades

Polícia Civil do Pará alerta para prevenção de golpes no período da Black Friday

pesquisar sobre o site, empresa ou prestador de serviço antes de efetuar qualquer compra

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Este ano, o dia oficial da “Black Friday” será no dia 26 deste mês, porém, as promoções já estão sendo anunciadas em lojas físicas e virtuais, aumentando assim a expectativa dos consumidores. Produtos como eletrônicos, eletrodomésticos e pacotes de viagens turísticas estão entre as ofertas mais buscadas pelos consumidores. O período é bom para os negócios, entretanto, todos precisam estar em alerta e se prevenir de golpes que são comuns neste período.

A Polícia Civil do Pará alerta sobre a importância de pesquisar sobre o site, empresa ou prestador de serviço antes de efetuar qualquer compra, fechar um negócio, assinar um contrato ou qualquer outro documento, seja de produtos, financiamentos ou prestação de serviços.

“Nesse período, é muito comum as pessoas receberem várias ofertas de produtos, porém, durante as compras algumas fazem o pagamento e nunca recebem o que pediram, outras compram determinado produto e recebem algo totalmente diferente do que lhe foi oferecido. Portanto, precisamos avaliar tudo aquilo que estamos comprando. Pesquise bem antes, avalie sobre o fornecedor que está fazendo a oferta. Nem tudo é de fato um bom negócio, pois infelizmente muitos criminosos aproveitam esse período para aplicar golpes”, informou o delegado Neyvaldo Silva, titular da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE).

Dicas

Para delegado Neyvaldo Silva, uma dica importante principalmente nas compras virtuais é para que o consumidor evite o uso de boletos bancários, pois após o pagamento é muito mais difícil recorrer e obter o valor investido. Uma opção pode ser o cartão de crédito, o qual ainda se pode recorrer e buscar o ressarcimento, caso seja vítima de fraude.

Alerta

– Suspeite de promoções incríveis, relâmpagos e com valor desproporcional
– Suspeite de lojas que oferecem pagamento apenas por boletos
– Analise o nome da página ou perfil que divulgou a promoção
– Analise produtos oferecidos por meio de links, SMS ou aplicativo de mensagem.
– Procure erros ortográficos, que são alguns dos indícios que apontam para a possibilidade de ser uma tentativa de golpe.
– Desconfie de ofertas feitas por meio de ligações.
– Sempre confirme a veracidade das informações antes de fechar qualquer negócio.
-Desconfie de ofertas feitas por supostas agências bancárias, de preferência, vá até o local.

Denúncias

A Polícia Civil orienta que as vítimas desse tipo de crime procurem as delegacias especializadas e registrem o boletim de ocorrência para que as investigações sejam iniciadas e os criminosos identificados.

As vítimas podem realizar as denúncias na Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), que está localizada na Avenida Senador Lemos nº1055, no bairro do Telégrafo. Em casos de crimes virtuais, também pode se direcionar a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos, que fica na Delegacia Geral da Polícia Civil, na Avenida Governador Magalhães Barata, nº 209. Bloco D (2º piso) ou pela Delegacia virtual – https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br.

FONTE/CRÉDITOS: Agência Pará
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )