Aguarde, carregando...

Quarta-feira, 28 de Outubro 2026

Eleições 2026

AO VIVO
Apurado: 0%
Aguardando início da apuração oficial...
Cidades

O Pará tem uma nova data do dia dos Garimpeiros, será dia 11 de Dezembro

A data é comemorada dia 21 de Julho, e os garimpeiros recebem o reconhecimento com grandes festas em homenagem

Janaina Filadelpho
Por Janaina Filadelpho
O Pará tem uma nova data do dia dos Garimpeiros, será dia 11 de Dezembro
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

O Estado do Pará ganha nova data comemorativa ao “Dia do Garimpeiro” que passará a ser no dia 11 de Dezembro.

Na região a data era comemorada no dia 21 de Julho, a classe sempre é homenageada recebendo o reconhecimento da relevante contribuição para o desenvolvimento do país e principalmente do Estado.

Relatos dão conta que nas décadas de 1970 e 1980, só a região do Tapajós como base Itaituba, chegou atingir uma produção anual estimada de 15 a 30 toneladas pelas mãos de mais de 500.000 (quinhentos mil) garimpeiros. Nos dias de hoje depois da queda da produção mineral ainda existem cerca de 2.000(dois mil) a 5.000(cinco mil) garimpeiro, que produzem cerca de 5.000 (cinco mil) toneladas de ouro ao ano.

Leia Também:

O projeto de lei nº 16/2021, de autoria do deputado Chamonzinho Institui o “Dia do Garimpeiro” no Estado do Pará, e dá outras providências. O texto foi aprovado no último dia 05 de outubro e foi sancionado pelo Governador Helder Barbalho nesta segunda-feira 25 de outubro de 2021. Partir dessa data o dia 11 de Dezembro passa a ser o “Dia do Garimpeiro” no Estado do Pará.

Acesse o link do tramite da lei clique AQUI

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Janaina Filadelpho

Publicado por:

Janaina Filadelpho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!
WhatsApp Portal Jamanxim
Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )
Termos de Uso e Privacidade
Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, entendemos que você concorda com nossos Termos de Uso e Privacidade.
Para mais informações, ACESSE NOSSOS TERMOS CLICANDO AQUI
PROSSEGUIR