Portal Jamanxim

Domingo, 12 de Outubro de 2025

Cidades

Medo gera corrida a clínicas de vacinação contra Varíola dos Macacos no Pará

Clínicas particulares não comercializam o imunizante contra a varíola comum, a produção é limitada. Doença foi erradicada há mais de 40 anos

Janaina Filadelpho
Por Janaina Filadelpho
Medo gera corrida a clínicas de vacinação contra Varíola dos Macacos no Pará
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A preocupação com a varíola dos macacos está fazendo o brasileiro procurar pela vacina contra a doença, que, no entanto, ainda não está sendo comercializada. Em um levantamento feito pela Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), a pedido da Folha de São Paulo, 73% dos associados responderam que aumentou a procura por um imunizante. No Pará, essa busca já começou.

Do total, 25% afirmaram que há “muita” demanda e 48%, que há “alguma” demanda. No entanto, nenhum imunizante da varíola está disponível na rede privada e nem no Sistema Único de Saúde (SUS). “Essas vacinas hoje têm produção muito limitada. Elas são usadas apenas em militares que vão para expedição, profissionais de laboratório que manipulam o vírus da varíola, produtores de vacinas. São grupos muito específicos. Não há produção suficiente nem uso em nenhum (outro) lugar do planeta”, diz o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri.

Ainda segundo a Folha, a vacina da varíola parou de ser aplicada no Brasil em 1979 e, em maio de 1980, a assembleia mundial de saúde declarou oficialmente a erradicação da doença.

Leia Também:

Em Belém, a Redação Integrada de O Liberal telefonou, nesta terça-feira (2), para quatro clínicas particulares de vacinação. Todas informaram que não contam com a vacina comum contra a varíola, exatamente por a doença ter sido erradicada no Brasil há muito tempo.

Mas, em uma dessas clínicas, de 10 a 20 pessoas telefonam diariamente para saber se está disponível a vacinação contra a varíola dos macacos. É o que explicou a enfermeira Josemara Lima, coordenadora de uma clínica que funciona em um shopping da capital.

Ela disse que essa procura começou há três semanas e está se intensificando. Mas essa vacina ainda não está disponível no Brasil. "Tem uma vacina nos Estados Unidos que está atualmente sendo avaliada", disse. E também não há a vacina contra a varíola comum, uma vez que a doença foi erradicada no Brasil há muitos anos.

FONTE/CRÉDITOS: O liberal
Comentários:
Janaina Filadelpho

Publicado por:

Janaina Filadelpho

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )