Os manifestantes pedem a revogação da Lei 14.701/2023, que trata do reconhecimento, da demarcação, do uso e gestão das terras indígenas. Para os indígenas, a lei autoriza a mineração e retira o poder de veto das comunidades originárias.
A mobilização dos Munduruku começou por volta das 3h no km 1104 da BR-230. Neste trecho, no km 27, há uma sobreposição com a BR-163, Santarém/Cuiabá.
Caminhoneiros indignados, também fizeram bloqueio, com isso o trânsito ficou caótico, no perímetro. A população que precisa transitar na rodovia, ta precisando fazer malabarismo, tendo que caminha logas distâncias com suas bagagens nas costas para chegar ao seu destino.
Hoje a consecionária Via Brasil Br-163, Recebel uma liminar concedida pela Justiça Federal autorizando a Polícia Rodoviaria Federal e Policia MIlitar a fazer a desobestruição do trecho bloqueado pelos indigenas.
Opinião;
Até quando a população terá que ficar refém desses famigerados bloqueios, o trabalhador que precisa ir para sua ocupação acaba sendo prejudicado com essas manifestações que tiram seu direito de ir e vir. Tudo bem que os indígenas têm o direito de protestar, mas que possa ser um protesto que não cerceie o direito do trabalhado pai de família ir cumprir sua jornada e levar o sustento de sua família.
Já que o recado é sempre para a classe politica e judiciaria, porque não irem protestar lá no congresso Nacional ou Judiciário. Lá é onde tudo é discutido debatido e formalizado em leis.
Vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Comentários: