Portal Jamanxim

Notícias Saúde

Hoje, 20 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste da Linguinha no Brasil

São 7 anos da lei que obriga a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual em Bebês

Hoje, 20 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste da Linguinha no Brasil
Arquivo/Janaína Filadelpho
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Hoje, 20 de junho, é comemorado o Dia Nacional do Teste da Linguinha, 7 anos da lei que obriga a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo Lingual em Bebês.

Para saber mais: O protocolo que foi desenvolvido para o diagnóstico precoce da língua presa. Foi pensado e validado durante o mestrado e o doutorado da fonoaudióloga Roberta Martinelli, sob a orientação da Profa. Dra. Giédre Berretin-Felix na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, com o objetivo de padronizar a avaliação. Para popularizar sua aplicação e importância, ganhou o nome celebrado nesta data.

O Teste da Linguinha é rápido, seguro, indolor e de baixo custo. Ao detectar a língua presa, é possível encaminhar a criança para um procedimento conhecido como frenectomia, que libera os movimentos da região, aumentando a eficiência da sucção durante a amamentação e diminuindo, assim, a incidência do desmame precoce.

Esse trabalho tornou o Brasil o país pioneiro em políticas públicas voltadas para a detecção e tratamento precoces deste problema, sendo obrigatório em hospitais e maternidades do país e assegurado pela lei nº 13.002/2014. O protocolo é dividido em história clínica, avaliação da anatomia funcional e da sucção do bebê. Além disso, já foi traduzido para 12 idiomas.

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )