Na manhã de terça-feira 28/06, o portal Jamanxim acompanhou uma visita técnica em parceria dos órgãos, Secretaria de Agricultura do município SEMAGRA, SEDAP do Governo do Estado e IFPA, onde vistoriaram um projeto experimental de cultivo diversificado no Sítio Pingos de Ouro localizado na estrada da Maloquinha Km-17 da Br-230 Transamazônica. A Proprietária da área é reconhecida como uma empreendedora e já foi premiada pelo SEBRAE no Estado do Pará. Cleane Alves Marins, recebeu o premio Mulher de Negócios, em 2017, criado pela instituição em 2004 para reconhecer o trabalho de mulheres em todo o Brasil, com base em critérios de excelência na gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Cleane Martins, que é da comunidade de Igarapé Preto onde começou a trabalhar, aprendeu a cultivar mandioca com os pais, foi onde começou seu sonho de empreendedorismo ali começou a buscar formas inovadoras para produzir e comercializar uma farinha de qualidade, diferenciada tanto no sabor como no aspecto visual. Com o apoio do Sebrae, descobriu formas de agregar mais valor a seu produto, passando a produzir com mais qualidade, criando a marca "Pingos de Ouro", conquistando grande clientela na cidade. A empreendedora não parou por ai, em seguida inovou com um novo empreendimento denominado de Tapiocaria Pingos de Ouro, onde apresentou seus mais de 70 sabores de produtos derivado da tapioca.

Como líder comunitária e reconhecida principalmente pelas instituições voltadas a agricultura e empreendedorismo, Cleane Martins está tendo um novo recomeço, hoje ela recebe em sua nova propriedade. Após ter passado por uma grande tribulação em sua vida, onde teve grave problema de saúde e profunda depressão, que forçou Cleane a deixar de lado o que mais gostava de fazer que era produzir, hoje ela retomou as atividades e recebe professores e alunos em busca de conhecimento, o IFPA e EETEPA trazem seus alunos para aulas de campo, onde podem colocar em pratica os estudos.
Ouça o depoimento de Cleane.
Hoje a empreendedora está feliz de novo, em seus diversos cultivos são visíveis o resultado positivo do trabalho e dedicação, e ela espera implantar o mais breve possível uma nova agroindústria de processamento da mandioca onde espera agregar valor ao seus produtos, e assim melhorando sua renda e trazendo benefícios para o município.



De acordo com Cleane, essas novas variedades de mandioca que é o carro chefe de sua produção, tem retorno muito acelerada, e maior rentabilidade. Ainda segundo ela, cederá para os órgãos parceiros que estão dando total apoio, mudas para doações para que façam viveiros e novas mudas onde o os outros produtores da região possam usufruir e melhorar suas produções. Cleane e seu esposo, que também é agricultor, tiveram um grade trabalho para implantar esse projeto.
"Quando adquirimos essas terras, o local era só terra degrada, um solo sem produtividade, pobre em minerais, agradeço a Deus que trouxe meus verdadeiros amigos para me ajudar, João Paulo da SEDAP, Professor Jakson Leite do IFPA e o Secretário Junior Pires da SEMAGRA, que trouxeram o conhecimento técnico e aplicaram e nos orientaram para hoje nos termos essa beleza de plantação", disse Cleane emocionada.
Comentários: