Portal Jamanxim

Quarta-feira, 26 de Marco de 2025

Pará

Em 2025, Pará será o Estado com o terceiro maior crescimento econômico do Brasil

PIB deve crescer 3,5%, acima da média nacional de 2,2%, de acordo com dados da Tendências Consultoria

Newto Santos
Por Newto Santos
Em 2025, Pará será o Estado com o terceiro maior crescimento econômico do Brasil
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Pará deve alcançar um crescimento econômico de 3,5%, este ano. O percentual é maior do que a projeção prevista para o Brasil, cujo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) tende a ser de pouco mais de 2%. Os dados são da Tendências Consultoria e colocam o Pará como o terceiro Estado do país com maior índice de crescimento do PIB e o maior da Região Norte do país.

Setores como o Agronegócio, a Mineração e o de Serviços são os que mais contribuem para o desenvolvimento econômico acelerado da economia estadual. Também, tem destaque o fortalecimento e investimentos para a consolidação da Bioeconomia.

 

Publicidade

Leia Também:

“O Pará, nos últimos cinco anos, com a gestão do governador Helder Barbalho, vem investindo fortemente em um equilíbrio entre a produção e a conservação da floresta. Por isso, o nosso Estado vem se destacando cada vez mais não só no crescimento das suas vocações naturais, que são o Agronegócio, a Mineração e os Serviços, mas também nos serviços ecossistêmicos, no crédito de carbono, que são cadeias produtivas que vêm cada dia mais se consolidando e ganhando espaço, na Bioeconomia”, destaca o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho.

Ele ressalta que o Pará tem uma economia diversificada. “Nós temos um agronegócio pujante, com o segundo maior rebanho do Brasil, uma grande produção e expansão de soja e de milho. Nós possuímos outros produtos da agricultura, da agrofloresta, como açaí, o cacau, que são líderes nacionais". 

"Temos uma mineração fortíssima, uma das maiores províncias minerais do mundo está aqui, no Pará. Nós temos a maior jazida de ferro do mundo, então, por isso, a nossa balança comercial sofre outras influências, o nosso PIB sofre outras influências”, diz Marcel Botelho.

A Fapespa também projeta o crescimento real da economia paraense em 3,3%. Entre os investimentos estratégicos que devem acelerar esse aumento estão a expansão da mineração, melhorias na infraestrutura logística, bioeconomia, energia renovável e o fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio, comércio exterior e turismo.

A economista Renata Novaes enfatiza que Pará responde por 41,1% do PIB regional e a realização da Conferência Mundial Sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, trará impactos ainda mais positivos para o crescimento da economia, com o aumento da visibilidade do Pará no cenário internacional, o que abre portas para novos investimentos em energia limpa, agricultura sustentável e ecoturismo.

Ela assinalou que eventos do porte da COP 30, Atrai investimentos, especialmente em infraestrutura. Já contamos com mais de 4 bilhões em investimentos na infraestrutura viária, para melhorias na rede hoteleira e locais turísticos, o que gera empregos e movimenta a economia”, pontua Renata. “A bioeconomia também ganha força, estimulando negócios sustentáveis e novas oportunidades para a região”, completa.

 

Por Denilson Almeida (SECOM)

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Comentários:
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )