Nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, o coordenador de endemias, Jadielson Fontenele, confirmou em entrevista à imprensa local os dois óbitos em decorrência da dengue em Itaituba, no sudoeste do Pará.
De acordo com ele, a confirmação foi dada pela SESPA do Estado nesta quinta-feira, e os óbitos ocorreram um na zona urbana e outro na região garimpeira de Itaituba.
Atualmente, há 716 casos notificados; desse total, 82 foram confirmados como relacionados à dengue. O hospital municipal é a referência para a testagem e o atendimento das pessoas com suspeitas da doença.
A Secretaria de Saúde, através do setor de endemias, está realizando estratégias para combater o mosquito a partir desta segunda-feira. Além disso, o setor precisa que a população colabore nesse combate, realizando a limpeza de seus quintais, removendo recipientes que possa acumular água.
De acordo com Jadielson, o mapeamento nos bairros já foi feito e a nebulização será continuada nos bairros e principalmente nos terrenos baldios. Ele ainda alerta que, caso você esteja sentindo alguns sintomas como febre alta, dor de cabeça, diarreia ou vômito, deve procurar imediatamente uma Unidade de Saúde (UBS) e não se automedicar.
Já em Novo Progresso a comunidade escolar está de luto pelo falecimento da professora Tânia Coelho da Escola Machado de Assis, ocorrido na tarde desta quarta-feira 12 de fevereiro de 2025.
Ela foi internada pela manhã com sintomas de sangramento, sendo elevada a hipóteses de dengue ou Covid-19. Infelizmente, seu quadro se agravou e ela não resistiu. A causa oficial da morte ainda não foi divulgada pelo Hospital Municipal.
Reuniões estão sendo programadas nos posto de saúde do município, hoje foi na UBS São Tomé, sobre enfrentamento e prevenção dos arbovírus que a (dengue, chikungunia, febre amarela) e tivemos casos de pessoas no Garimpo do Marupa, segundo a enfermeira responsável pela unidade no Marupá. Está solicitado às famílias que não estiverem cumprindo com suas obrigações de limpeza em seus quintais, que providencie o mais breve posível.
Comentários: