Portal Jamanxim

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Defesa restringe desfile de 7 de setembro para evitar aglomerações

Cidades

Defesa restringe desfile de 7 de setembro para evitar aglomerações

Deputados Cássio Andrade e Joaquim Passarinho falam sobre importância do novo marco regulatório aprovado

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

rasília – Atendendo as recomendações do Ministério da Saúde e a ordem expressa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios alusivo ao Dia da Independência nesta segunda-feira, (7), está ocorrendo num novo formato em razão da pandemia de covid-19, informou em nota o Ministério da Defesa. No lugar dele, um evento menor na manhã desta segunda-feira (7) tomará lugar na residência oficial do presidente Jair Bolsonaro, no Palácio da Alvorada. Haverá hasteamento da bandeira no Pavilhão Nacional do Palácio às 10h e apresentação da Esquadrilha da Fumaça por cerca de 10 minutos.

O presidente acompanha a apresentação ao lado da primeira-dama Michelle, dos filhos, além de diversos ministros e autoridades na tribuna de honra, montada na Esplanada dos Ministérios – Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A solenidade é restrita às autoridades convidadas e imprensa. Entre os convidados, estão os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além de ministros de Estado e chefes das Forças Armadas. O evento terá uma programação especial das 9h às 11h.

 

Esquadrilha da Fumaça faz apresentação durante desfile 7 de Setembro – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o presidente da Câmara não deverá participar da cerimônia. Maia, que está no Rio de Janeiro desde a última sexta (4), só deverá regressar a Brasília no fim do dia, segundo sua assessoria. Rompido com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Maia tem feito aproximações apenas com os ministros da articulação política, como Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral).

Desfile cívico-militar de 07 de setembro na Esplanada dos Ministérios, Pirâmide Humana, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília – Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) também não compareceu ao evento, assim como, nenhum parlamentar da Bancada do Pará, embora alguns confirmaram que foram convidados.

À noite, às 20h, um pronunciamento do presidente será veiculado em cadeia nacional de rádio e TV. Segundo publicação no Facebook de Bolsonaro, o pronunciamento foi gravado neste domingo (6).

Defesa cancelou desfile

O Ministério da Defesa, há um mês, publicou uma portaria determinando o cancelamento do desfile de 7 de setembro. “Como é de amplo conhecimento, o País, como considerável parte do mundo, enfrenta a pandemia do “COVID-19”, não sendo recomendável pelas autoridades sanitárias a promoção de eventos que possam gerar aglomerações de público, devido ao risco de contaminação”, justificou a pasta.

O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, determinou aos comandantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea que orientem suas respectivas Forças para se absterem de participar de quaisquer eventos comemorativos alusivos ao evento, como desfiles, paradas, demonstrações ou outras que possam causar concentração de pessoas.

 

FONTE/CRÉDITOS: Reportagem: Val-André Mutran - Zedudu
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )