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Sexta-feira, 07 de Novembro de 2025

Itaituba

Carretas de transporte de soja causa transtornos em trecho da BR-163, entre Miritituba e Campo Verde (km30) no PA

Vídeo: Os bloqueios não só afetam o tráfego de veículos comuns, mas também serviços essenciais, como as ambulâncias com emergências médicas.

Newto Santos
Por Newto Santos
Carretas de transporte de soja causa transtornos em trecho da BR-163, entre Miritituba e Campo Verde (km30) no PA
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A colheita e transporte de soja começou na região Centro Oeste e nesse período, carretas bitrens transportando grãos são vistas na Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163) e no perímetro da Br-230 que vai até os portos no Distrito de Miritituba em Itaituba e segue até a área urbana de Santarém, oeste do Pará. Os moradores das comunidades localizadas em toda a extensão da via reclamam que a passagem de carretas pela rodovia tem causado problemas ao trânsito, impedindo os cidadãos em seu direito de ir e vir.

A situação que está crítica entre o perímetro de Campo Verde e Miritituba, levanta preocupações sobre a segurança e o acesso a serviços de emergência na região. Uma ambulância estava presa ao meio do caos sem poder seguir para seu destino de atendimento a vida.

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Os bloqueios intensos passam a colocar em risco a capacidade de atendimentos aos serviços essenciais, como as ambulâncias, que são fundamentais para atender emergências médicas. A sociedade local observa com preocupação o impacto dessa situação sobre a saúde e segurança dos moradores.

Após varias publicações de pessoas e até mesmo de caminhoneiros nas redes sociais, o prefeito de Itaituba, Nicodemos Aguiar esteve vistoriando em loco a problemática, e publicou um vídeo em suas redes sociais informando que já entrou em contato com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele também anunciou a organização de uma audiência pública com a Câmara de Vereadores, órgãos competentes e entidades envolvidas, como o Ministério Público Federal (MPF), a Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (AMPORT), a concessionária Via Brasil e a PRF, entre outros. O objetivo é discutir soluções para o problema, que impacta significativamente a circulação na região.

 
 
 
 
 
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Sem local apropriado para estacionar as carretas, os caminhoneiros sofrem com a falta de estrutura, como é o caso de Waldemar Bruneto, que também é do Mato Grosso.  “Tudo é ruim. O pátio que não tem. Você chega e já não tem água, acaba a comida”, relata.

Em seu informe semanal no site a concessionária responsável VIA BRASIL-BR163 não informa sobre o problema com os bloqueios ocasionados pelo grande fluxo de carretas em alguns trechos.

Semana de 03/03/2025 a 08/03/2025 - Via Brasil BR-163, empresa do grupo Conasa, informa a programação semanal de obras de melhoria de asfalto no trecho da BR-163 e BR-230, entre Sinop (MT) e os acessos aos portos, em Miritituba (PA). A programação, divulgada às segundas-feiras, busca oferecer maior previsibilidade às viagens dos usuários.

BR-163/MT - De Sinop a divisa entre MT/PA (km 854 ao km 1.115)
BR-163/PA - Da divisa entre MT/PA a Novo Mundo (km 105 ao km 160)
BR-163/PA – De Novo Mundo a Campo Verde (km 250 ao km 674)
BR-230/PA - De Campo Verde a Miritituba (km 1.097 ao km 1.128)

A empresa já poderia ter contemplado Miritituba com um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros como a estrutura que está localizada no km 59 da BR-163, território do município de Novo Progresso (PA), possui 40 mil m2 e capacidade para mais de 200 carretas do tipo bitrem, contando com vestiários masculinos e femininos equipados com banheiro e chuveiro, sala de descanso com televisão, internet wi-fi, lavanderia e refeitório.

O espaço é para dar mais conforto para os motoristas que trafegam diariamente no trecho, é de uso livre do caminhoneiro, aberto 24h, local confortável para o descanso, é um investimento em favor dos motoristas.

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
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