Portal Jamanxim

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024
Autoridades chinesas dizem que frango importado do Brasil veio com coronavírus

Mundo

Autoridades chinesas dizem que frango importado do Brasil veio com coronavírus

Autoridades chinesas divulgaram comunicado informando que encontraram o novo coronavírus em frangos vindos do Brasil

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Autoridades chinesas afirmaram que o novo coronavírus foi encontrado em uma leva de frangos importados do Brasil após testes. A carga foi importada para a cidade de Shenzhen, uma das mais importantes da China.

Segundo comunicado do governo chinês nesta quarta-feira, 12, o diagnóstico foi feito por meio de testes em uma amostra retirada do lote. Por ora, funcionários que entraram em contato com a carga brasileira que já foram testados tiveram resultado negativo para a covid-19.

Os chineses afirmaram ainda que o coronavírus foi encontrado também em um lote de camarões vindos do Equador. Outras cidades haviam relatado episódios de frutos do mar importados contaminados com o novo coronavírus. O governo chinês tem aumentado esforços para rastrear esse tipo de mercadoria vinda de outros países.

O centro de prevenção e controle de epidemias da cidade de Shenzhen afirmou ainda que o público precisa ser cauteloso com carnes e frutos do mar importados.

O comunicado das autoridades chinesas não esclarece quais empresas brasileiras estão envolvidas na exportação dos produtos descobertos com coronavírus. Procurado sobre o caso, o ministério da Agricultura não respondeu imediatamente à solicitação da reportagem.

Relação comercial

A China é a maior parceira comercial brasileira e grande compradora de produtos do agronegócio. O país comprou no ano passado 63,4 milhões de dólares em produtos brasileiros, à frente de parceiros históricos como Estados Unidos e Argentina. As vendas para a China representaram quase um terço de tudo o que o Brasil exportou para o exterior.

A maior parte dos produtos são derivados da soja, minério de ferro, outros mineirais e petróleo. Mas a pecuária tem participação expressiva em valores. Só em carnes de aves, foram 790 milhões de dólares, ou 2% das vendas do Brasil aos chineses. Em carne bovina e suína, foram outros 2,9 bilhões de dólares, ou quase 7% das vendas brasileiras.Veja também

Coronavírus

O Brasil tem ao todo 104.263 óbitos e 3,2 milhões de casos de coronavírus, segundo boletim desta quarta-feira compilado junto às secretarias estaduais pelo consórcio da imprensa.

A China foi o primeiro epicentro da pandemia, mas conseguiu controlar o vírus nos últimos meses e vem tendo números baixos de novos contágios. Atualmente, a China tem 89.045 casos e pouco menos de 5.000 mortes contabilizadas.

Após um pico que chegou a ser de mais de 15.000 novos casos diários, o país vem registrando menos de 300 novos casos por dia. No Brasil, foram 58.000 novos casos no boletim de quarta-feira, e os números têm ficado acima de ao menos 30.000 novos casos diários.

FONTE/CRÉDITOS: Aprovinciadopara
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )