Portal Jamanxim

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024
Adolescente Internado no Hospital Regional do Sudeste do Pará realiza sonho de visitar museu

Saúde

Adolescente Internado no Hospital Regional do Sudeste do Pará realiza sonho de visitar museu

Um dos principais valores da unidade é oferecer sempre um atendimento humanizado a todos pacientes

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Iury dos Santos tem apenas 12 anos, mas o seu interesse, desde tão jovem, pela história e as artes chamou a atenção dos profissionais do Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), gerenciado pela Pró-Saúde em Marabá.


Vítima de acidente de trânsito por motocicleta na cidade de Jacundá, ele sofreu um grave trauma ortopédico e foi encaminhado para o hospital, onde está internado há 51 dias.
Comunicativo, carismático e apaixonada por cultura, Iury tinha um grande sonho: visitar um museu, como os que via nos livros e filmes. Atentos a essa questão e visando amenizar o longo período de internação, a Comissão de Humanização da unidade, que pertence ao Governo do Pará, realizou o sonho de Iury, que visitou o Museu Municipal de Marabá "Francisco Coelho", na última sexta-feira (19).


Segundo Flavia Fernandes, analista de Humanização do Regional, um dos principais valores da unidade é oferecer sempre um atendimento humanizado a todos pacientes, proporcionando experiências que possam contribuir com a recuperação de sua saúde.
"O Iury já está há quase dois meses com a gente. Realizar o sonho dele de ir ao museu é uma experiência que ficou marcada em sua memória”, destacou a profissional. “Queremos também agradecer ao Museu de Marabá, por ter nos recebidos com tanto carinho", complementou.


Flavia reforçou ainda que, durante todo o período de internação no Hospital Regional do Sudeste do Pará, que é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região, os pacientes pediátricos participam de atividades artísticas e culturais, desenvolvidas pela brinquedista da unidade.


Um novo mundo
Durante mais de uma hora, e seguindo todas as recomendações de higienização e combate à Covid-19, Iury, acompanhado por sua mãe e por uma equipe multidisciplinar do Hospital Regional, realizou a visita guiada por todas as salas do Museu Histórico de Marabá, que preserva o legado artístico e cultural da região de Carajás.


De acordo com o adolescente, ele descobriu um novo mundo por meio das obras de artes que retratam os ciclos econômicos da região, a cultura indígena, e principalmente as lendas locais, que deixaram o jovem fascinado.
"Esse museu é espetacular, sempre sonhei visitar um espaço como esse, mas não imaginava que era tão interessante. O que mais chamou minha atenção foram as lendas locais, como a porca de bobs, a boiúna, e a matinta, são histórias maravilhosas", declarou empolgado.


Durante a visita, Iury se surpreendeu ao conhecer detalhes da sua cidade natal, Jacundá, que no museu é retratada por meio de publicações e objetos, que resgatam a memória do município.
"Minha cidade fica mais de 100 Km distante de Marabá. Fiquei surpreso em conhecer, aqui no museu, histórias do local onde nasci. Desejo que todos os jovens e crianças possam vir também até o museu e conhecer um pouco do passado", ressaltou.


Segundo Paula Dorighetto, enfermeira do HRSP que acompanhou o adolescente durante a visita, iniciativas como essa auxiliam no processo de reabilitação dos pacientes.
"Atividades lúdicas e culturais contribuem para aumentar a autoestima, além de evitar os efeitos que a ansiedade produz, principalmente em pacientes que estão há muito tempo internados. O Iury ficou muito feliz e radiante ao visitar o museu, foi uma experiência fascinante na vida dele e irá contribuir para a sua recuperação", afirmou.

FONTE/CRÉDITOS: HRSP
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )