Portal Jamanxim

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Cidades

CIIR celebra o ‘Dia Nacional do Homem’ com garantia de amplo cuidado aos paraenses

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) adere à data, nesta segunda-feira (15), com o incentivo à assistência à saúde masculina

Newto Santos
Por Newto Santos
CIIR celebra o ‘Dia Nacional do Homem’ com garantia de amplo cuidado aos paraenses
Reprodução
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Nesta segunda-feira (15), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, celebra o “Dia Nacional do Homem”, data lembrada anualmente em 15 de julho e relacionada a diversas temáticas sociais, principalmente, ao incentivo à prevenção e acompanhamento à saúde integral masculina, que, diariamente, o CIIR assiste com um amplo serviço de saúde pública.   

Para a diretora Técnica do CIIR, Fabrícia Maciel, o atendimento clínico é fundamental para a saúde integral do homem, pois permite a uma abordagem holística que considera todos os aspectos da saúde: física, mental e emocional. 

“Este tipo de atendimento facilita a detecção precoce de doenças, promove a prevenção por intermédio de exames regulares e incentiva a hábitos saudáveis. Além disso, proporciona uma orientação personalizada ajudando os homens a entenderem melhor suas condições de saúde e a adotarem medidas preventivas e terapêuticas, adequadas”, pontua a médica.

Publicidade

Leia Também:

No CIIR, os homens têm acesso às consultas médicas, exames ambulatoriais e a programas de reabilitação, além de receber orientações educativas e preventivas, sendo um dos pilares de atendimento institucional. 

“Os principais desafios para o autocuidado e a autorresponsabilização da saúde masculina, incluem a falta de conhecimento e conscientização sobre a importância desses aspectos, a dificuldade de manter hábitos saudáveis em um cotidiano que, às vezes, é corrido e estressante, e a resistência a mudanças de comportamento. Além disso, questões culturais e sociais podem influenciar negativamente a percepção e a prática do autocuidado masculino”, analisa Fabrícia Maciel. 

Foto: Divulgação

O CIIR estabeleceu estratégias para superar esses desafios por meio de uma abordagem multifacetada, baseada em educação em saúde contínua, suporte emocional e motivacional com um ambiente que promova e facilite escolhas saudáveis.

Entre os contemplados com a estratégia institucional, Paulo Barros, de 72 anos, com o diagnóstico de diabetes, há cerca de quatro meses realiza acompanhamento no CIIR, na reabilitação, após amputação do pé direito. Sendo médico e reabilitando, ele enfatiza a data e adverte os homens.

“O homem, de uma maneira geral, deixa a sua saúde aos cuidados da esposa. Com a rotina, o homem trabalha, diz que não tem tempo, então acaba deixando a saúde em segundo plano; foi o que eu fiz. Mesmo sendo médico, não cuidei da saúde. A minha esposa que me incentivava a realizar o monitoramento com exames e consultas. Não ligava e estou com diabetes e outros problemas de saúde. Por isso, anualmente, é importante realizar o famoso checape. Ainda mais após os 35 anos. A data tem essa importância de incentivo. Portanto, homens, cuidem da saúde enquanto estão jovens”, aconselha. 

Sendo acompanhado na Mecanoterapia, setor que integra o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV - CIIR), Paulo Barros segue agenda de pré e pós-protetização. 

“A equipe multiprofissional está realizando, primeiramente, a pré-protetização. Estamos preparando o corpo dele para receber a prótese no pé direito. Porque não é somente instalá-la e andar. É necessário preparar o corpo para receber o estímulo e aceitar a prótese. Trabalhamos para o fortalecimento das articulações de membros inferiores e superiores, porque ele tem o diagnóstico de artrose e bursite nos ombros, por isso, a importância do fortalecimento muscular”, explica Samuel Pacheco, profissional de educação física que acompanha o reabilitando. 

O terapeuta destaca ainda que o cronograma do usuário também pretende controlar a glicose por conta de ser diabético. “Controlar a taxa de açúcar no organismo para que ele possa estar regulando e, depois que receber a prótese, estar minimamente fortalecido e consiga dar os primeiros passos com a prótese instalada, tanto a membros inferiores para receber a prótese, quanto para membros superiores que recebem a muleta. Por isso, a necessidade deste plano terapêutico de preparar o corpo para esse estímulo que ele vai receber”.

Foco da data - No Brasil, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), aponta para o trabalho com cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina; prevenção de violência e acidentes; saúde sexual e reprodutiva. Apesar dos avanços, de acordo com o MS, ainda prevalece na população masculina os principais problemas de saúde pública como a Hipertensão, Diabetes e Obesidade.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o único país da América Latina com uma política de saúde específica ao homem com o objetivo de promover melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade, abordando de maneira abrangente, aos fatores de risco e vulnerabilidades, associados. Por meio da promoção do acesso a serviços de saúde abrangentes e ações preventivas, a PNAISH busca reconhecer e respeitar as diversas manifestações de masculinidade.

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O CIIR é um órgão do governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 /58 /59.

 

Por Pallmer Barros (CIIR)

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
Comentários:
Newto Santos

Publicado por:

Newto Santos

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )