Portal Jamanxim

Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Capacitação do SisPAE, Sistema Paraense de Avaliação Educacional recebeu gestores de UREs em Santarém no Pará

Itaituba

Capacitação do SisPAE, Sistema Paraense de Avaliação Educacional recebeu gestores de UREs em Santarém no Pará

Professor Ribamar Almeida representou a 12ª URE Regional do Tapajós na capacitação do Sistema

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o objetivo de propiciar informações sobre a aplicação das avaliações do Sistema Paraense de Avaliação Educacional SisPAE, esteve em Santarém uma equipe do CAED, onde apresentaram através de uma capacitação aos diretores escolares e gestores das UREs de Santarém, Óbidos, Alenquer e Itaituba, informações fundamental para o conhecimento sobre o sistema.

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) se caracteriza como uma avaliação de larga escala que apresenta o diagnóstico da educação pública do Pará, e mapeia, por meio de testes padronizados, as proficiências dos alunos das redes estadual e municipal em Língua Portuguesa e Matemática e disponibiliza, a partir de questionários contextuais, informações sobre as condições sócio econômicas das escolas sob a perspectiva dos diversos membros da comunidade escolar.

A primeira Edição do SisPAE ocorreu em 2013, em seguida aconteceram mais três edições anuais, 2014, 2015 e 2016, a partir de então a avaliação passou a ser bianual, realizada em anos pares, a partir de 2018. Com o cenário da pandemia de Covid-19 que se estabeleceu não houve aplicação do SisPAE no ano de 2020.

Segundo o gestor da 12ª URE de Itaituba, Professor Ribamar Almeida, a capacitação foi excelente.

"Podemos tirar muitas duvidas, pois as informações foram compartilhadas e conseguimos absorver informações fundamentais a respeito do SisPAE, e assim podemos ser multiplicadores na busca da qualidade do ensino em nosso Estado.

Para o ano de 2022, está prevista a aplicação de uma avaliação diagnóstica para alunos da rede estadual do 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Sendo que o dia "D" para aplicar as avaliações será 24 de Agosto, e todos os alunos do ensino Médio Regular, alunos do SOME e do SEI irão participar," Concluiu Ribamar.

 

As informações são do (Portal Pimenta Nativa)

FONTE/CRÉDITOS: Portal Jamanxim
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Reprodução/Arquivo Pessoal
Comentários:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem com matéria estaremos respondendo assim que possível ; )